Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Honorários não incidem sobre valor acrescido por multa em execução

Advogado pedia que os honorários fossem recalculados com base no novo valor da causa, acrescido da multa.

Publicado por Thais Nunes
há 7 anos

Em caso de multa por atraso no pagamento de débito imposto em condenação, cabe ao advogado apenas o valor proporcional aos honorários fixados em sentença transitada em julgado, não havendo nova incidência do percentual de 10% sobre o acréscimo ao valor da causa.

Com esse entendimento, o juiz Federal Antonio Henrique Correa da Silva, da 32ª vara Federal do RJ, indeferiu os cálculos apresentados por um advogado da incidência da multa prevista no art. 523, § 1º, do CPC.

O dispositivo prevê que, caso o executado não pague o devido no prazo de 15 dias após determinado o cumprimento definitivo da sentença, o débito será acrescido de multa de 10% e, também, de honorários de advogado de 10%.

Segundo o advogado, a multa de 10% deveria incidir sobre o valor principal da causa, e os 10%, a título de honorários, sobre o valor atualizado.

No entanto, considerando que a verba honorária fixada pela sentença transitada em julgado ficou em 10% do valor da causa atualizado, o magistrado entendeu que "cabe ao advogado apenas o valor da multa proporcional aos honorários que lhe eram devidos, não devendo haver nova incidência do percentual de 10% sobre o acréscimo devido ao autor".

Processo: 0012112-46.2011.4.02.5101


Para essa e outras notícias, acesse: http://jurisnews.com.br

Conheça também a nossa página do facebook: http://facebook.com/jurisniews.com.br

Honorrios no incidem sobre valor acrescido por multa em execuo

  • Publicações32
  • Seguidores89
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações206
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honorarios-nao-incidem-sobre-valor-acrescido-por-multa-em-execucao/417977045

Informações relacionadas

Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Petição Cumprimento de Sentença

Rosangela Murta Mendes, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Cumprimento de sentença de obrigação de fazer

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)